terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A primeira Assembléia de Deus no Brasil.

"Quem foi o abençoado por Deus,que criou a Assembléia de Deus no Brasil?"
Essas e outras perguntas surgem na cabeça de muitas pessoas,e agora irei responder.
O nome da benção é Gunnar Vingren.Nascido em 8 de agosto de 1897 na Suécia.Seu pai era jardineiro,e Vingren trabalhou nessa profissão até seus 19 anos.Ele foi criado num lar cristã.Aos 18 anos,se tornou sucessor do seu pai da Escola Dominical,naquele mesmo ano o Senhor falou claramente no seu coração;seria um missionário.
No dia 19 de outubro de algum mês ele pisou em terras brasileiras.Com dificuldade,pois não falava a língua da região.Um pastor batista deu-lhes hospedagem numa com corredores escuros e sem janelas,nele local que aprendeu o português.Daniel trabalhava numa casa de fundição de dia,enquando Vingren estudava.A noite compartilhada tudo o que havia aprendido.Apesar das dificuldades a chama do Evangelho enchia cada vez mais.Atenuando o sofrimento.

Depois de seis meses, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração. Sem receio, ensinou-os acerca das operações do Espírito Santo e da cura divina
Durante aquela semana,nas reuniões de oração nos lares, o Senhor curou a senhora Celina Albuquerque de uma doença incurável e dias depois a batizou com Espírito Santo e com fogo, sendo então a primeira pessoa brasileira a receber a promessa. Na semana seguinte, o pastor da igreja entrou de surpresa num daqueles cultos; depois de declarar várias acusações, insinuando que eles ensinavam falsas doutrinas, provocou uma divisão na igreja que findou na exclusão dos missionários e mais dezoito membros que os apoiaram testificando a verdade. Então, em 18 de junho de 1911 estes formaram a primeira Assembléia de Deus.

Já nos últimos anos que viveu no Brasil, Gunnar Vingren vinha tendo alguns problemas de saúde que pioraram bastante depois de chegar à Suécia. No dia 29 de junho de 1933 ele entrou no descanso eterno, mostrando através de suas palavras, o grande amor que tinha pelos irmãos brasileiros. Sua partida, descrita detalhadamente numa carta enviada por sua esposa ao Brasil, foi uma linda experiência para a família, que sentia claramente a glória de Deus; e sem dúvida para o servo do Senhor, Gunnar Vingren que, sentindo grande gozo e alegria foi recebido na eternidade.

Familia de Gunnar

Pesquisa Arnion Postagens